Preciso de gestão financeira?
Saiba como uma boa gestão financeira pode ajudar seu negócio a decolar
O que é gestão financeira?
A Gestão Financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa ou organização. É tudo aquilo que se refere a investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial da empresa. Essas ações são vitais para que uma organização obtenha bons resultados, pois permite estabelecer metas, estipular prazos e analisar se os resultados estão de acordo com o que estava planejado pela organização.
Você sabe como andam as finanças da sua empresa? Onde estão concentrados mais investimentos, o que gera mais despesas e o que precisa de mais atenção em seu negócio para tomar decisões certeiras que levem ao sucesso?
Se você não possui resposta para essas perguntas ou as julgou complexas, cuidado: é bem provável que você não tenha um controle real com relação à saúde financeira do seu negócio.
Observação inicial
Nessa matéria, falaremos não apenas sobre o que é a gestão financeira propriamente dita, mas também de quais são as maneiras de fazê-la do jeito certo. Embora falemos de algo relativamente simples, é necessário que as pessoas envolvidas na gestão sejam capacitadas de forma que a sua empresa possa obter melhores resultados.
Quais são as principais funções da gestão financeira?
Dentro das finanças corporativas podemos destacar 4 papéis importantes que uma boa gestão financeira desempenha dentro de uma organização, e são eles:
Planejamento Financeiro: evidenciar a necessidade de crescimento da organização, identificar problemas e desafios futuros, selecionar ativos rentáveis e condizentes com a empresa e estabelecer rentabilidade mínima dos ativos.
Controle financeiro ou controladoria: acompanhar e avaliar o desempenho financeiro da empresa, analisar desvios dos indicadores financeiros, comparando o previsto com o realizado, definir medidas corretivas básicas, implementar medidas corretivas e verificar eficácia.
Administração de ativos: estabelecer a melhor estrutura em termos de risco e retorno dos ativos (gestão de riscos), acompanhar defasagens entre entradas e saídas (fluxo de caixa, gestão do capital de giro) e fazer uma boa gestão de investimentos.
Administração de passivos: Gerenciar a estrutura de capital (financiamentos) da organização e garantir a estrutura de capital mais eficaz em termos de liquidez, risco financeiro e redução de custos.
Como você pode notar, essas 4 atividades são de extrema importância para a vida econômica de uma empresa. Uma organização que não pense nos seus ativos, passivos, que não faça um planejamento e não saiba controlar seus gastos, é uma organização fadada ao fracasso!
Sobre o controle de caixa
Como intuito principal, o fluxo de caixa objetiva o controle de todas as movimentações financeiras do negócio, tanto de entrada quanto de saída de capital. A sua gestão é feita periodicamente, seja por dia, semana, quinzena ou mês, indicando aos gestores do negócio o momento apropriado ou necessário para aplicar, captar ou até mesmo identificar períodos futuros em que será necessário mais atenção aos recursos financeiros da empresa.
Sem ele não é possível saber quais são as contas a pagar e receber ou se existe atraso de pagamentos, e não se pode fazer projeções de resultados a curto e longo prazo sem conhecer essas informações. Saber quais são as despesas fixas de uma empresa é fundamental, uma vez que contas como água, luz e aluguel devem estar presentes no fluxo de caixa. Elas existirão todos os meses e, portanto, são essenciais para que o negócio continue.
Sobre a gestão dos clientes
Outro fator que deve ser levado em consideração é a gestão de todos os clientes. Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com gestão financeira? Os consumidores são a sua fonte de renda, é deles que virá o dinheiro para manter o seu negócio. Portanto, é de suma importância a busca contínua por captação de novos clientes, mas isso deve ser feito sem que haja uma marginalização dos antigos.
A manutenção de clientes é tão importante quanto a captação de novos. Mantenha um relacionamento próximo, cordial e atencioso com todos os seus consumidores, indistintamente. Tenha uma variedade de clientes para garantir um fluxo de caixa que não dependa apenas de um deles.
Aplicações de gestão financeira
As aplicações de gestão financeira ou sistema de controle financeiro são de extrema importância para uma gestão financeira eficaz. Através desses sistemas você poderá automatizar processos e controlar de forma rápida seu estoque, vendas, contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, e principalmente fortalecer o setor de cobrança de sua empresa.
Existem diversas aplicações desse tipo no mercado, porém existe um tipo de software que aconselho a contratar sem pensar duas vezes: os softwares em nuvem.
O que é nuvem?
Entenda como nuvem a internet, ou seja, softwares em nuvem são aplicações que estarão disponívels na internet, e são acessadas através de navegadores como o google chrome. Esse tipo de sistema possui 5 principais características se comparados aos antigos sistemas desktop instalados nos computadores de sua empresa.
SEGURANÇA - São sistemas seguros e possuem equipes especializadas para proteger os dados armazenados no banco de dados.
PAY PER USE - Você paga pelo uso, ou seja, não assina contrato, encerrando o serviço quando quiser.
ESCALABILIDADE - São aplicações que podem receber upgrades para suportar mais acessos e principalmente receber novos recursos durante o uso.
DISPONIBILIDADE - Você acessa as informações de sua empresa de qualquer lugar do planeta, bastando apenas ter um smartphone ou computador e internet.
MULTIPLATAFORMA - Você pode acessar o sistema de vários tipos de dispositivos diferentes como tablets, smartphones, computadores desktop, notebooks e outros.
Caso sua empresa necessite de uma aplicação de gestão financeira na nuvem que seja de fácil utilização e que tenha um baixo custo mensal clique no botão abaixo.
Imagens adicionais
Olá, deixe seu comentário para Preciso de gestão financeira?